Foro SofosAgora

Foro abierto a los intereses de sus usuarios. Debate, aprende y diviértete.
Fecha actual 03 Jun 2020, 19:16

Todos los horarios son UTC + 1 hora [ DST ]

Nuevo tema Responder al tema  [ 55 mensajes ]  Ir a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Siguiente
Autor Mensaje
 Asunto: Me presento
NotaPublicado: 01 May 2020, 18:35 

Rango personalizado: Testigo de los tiempos.
Soy brasilero, nací en São Paulo, hijo de madre argentina y padre argentino, hace 40 años; residente actual de Villa Gesell, provincia de Buenos Aires, Argentina. Durante años la filosofía ha sido para mí de mucho interés e indagación, de un modo y carácter personal, sin intercambios permanentes ni prolongados con otra gente, y justo buscando me encontré con este espacio virtual y espero relacionarme con temáticas afines adaptándome al criterio del lugar y sus integrantes participantes. Gracias y salud.

Asunto: Re: Me presento
NotaPublicado: 01 May 2020, 19:28 

Empezá a crear temas y a reflexionar juntos.

NotaPublicado: 02 May 2020, 02:56 

Edu escribió:
Empezá a crear temas y a reflexionar juntos.

Gracias Edu, así será. Primero voy a leer un poco sobre lo que se viene filosofando y las opiniones que se van intercambiando...

NotaPublicado: 02 May 2020, 14:57 

Bienvenido TestisTemporum. Creo que eres el unico representante de Brasil en el foro, bienvenido tambien a tu pais

NotaPublicado: 03 May 2020, 14:36 

toni escribió:
Bienvenido TestisTemporum. Creo que eres el unico representante de Brasil en el foro, bienvenido tambien a tu pais

Gracias toni, y supongo, aún sin confirmar lo absoluto, puedo afirmar que si me ha atendido la atención la filosofía, fue por crecer alejado de Brasil, puesto que el verdadero valor que se le otorga a la filosofía allí es (casi) nulo. Salud.

NotaPublicado: 04 May 2020, 17:15 

TestisTemporum escribió:
puedo afirmar que si me ha atendido la atención la filosofía, fue por crecer alejado de Brasil, puesto que el verdadero valor que se le otorga a la filosofía allí es (casi) nulo. Salud.
Ya me extrañaba a mi que no tubieramos usuarios de un pais tan grande.

Pero claro, tambien puede ser por el idioma, que se parece mucho pero no es el mismo

NotaPublicado: 05 May 2020, 19:12 

Rango personalizado: Filósofo revolucionario desde la tradición metafísica clásica, oriental y occidental.
Testis Temporum escribió:
Soy brasilero, nací en São Paulo, hijo de madre argentina y padre argentino, hace 40 años; residente actual de Villa Gesell, provincia de Buenos Aires, Argentina. Durante años la filosofía ha sido para mí de mucho interés e indagación, de un modo y carácter personal, sin intercambios permanentes ni prolongados con otra gente, y justo buscando me encontré con este espacio virtual y espero relacionarme con temáticas afines adaptándome al criterio del lugar y sus integrantes participantes. Gracias y salud.

Ola, Testis Temporum.
Em primeiro lugar, vou fazer um breve apontamento lingüístico. Sinala o espanhol Toni o seguinte.

Toni escribió:
Ya me extrañaba a mi que no tubieramos usuarios de un pais tan grande.

Pero claro, tambien puede ser por el idioma, que se parece mucho pero no es el mismo

Bem; sobre a qüestão lingüística, o certo é que há séculos que a comunidade filosófica ibero-americana ultrapassa as barreiras entre a lusofonia e a hispanofonia (castelhanofonia). Isso é especialmente certo pra nós, galegos, em situação lingüisticamente privilegiada por falar já uma variante da língua lusa: o galego, junto com o brasileiro e o português europeu; não são três línguas distintas, mas apenas três variedades fortemente diferenciadas da mesma língua. Hoje, na Galiza, o ensino regular (sempre obrigatório) da nossa língua nacional, o galego, inclui também o estudo da ortografia comum do português, segundo o Acordo Ortográfico do ano 2009 entre o Brasil, Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) também assinado por outros territórios, como o Timor Leste. Na Galiza, há também homens, os lusistas, que preferem escrever o galego com a ortografia desse Acordo Ortográfico. A ortografia oficial do galego, feita pela Real Academia Galega, é castelhanizante; porém, uso esta ortografia com algumas matizações foneticistas. E prefiro, quando escrever o brasileiro, a ortografia brasileira clássica anterior ao Acordo Ortográfico do ano 2009; acordo que não foi unanimemente aceite no Brasil. Por outra parte, o castelhano ou espanhol é sempre apreendido e usado pelos galegos, o qual nos dá completo privilégio lingüístico, em total, na filosofia ibero-americana.
O lema do teu avatar, Libertas, quae sera tamen, respexit inertem. está en latim; é um verso do poeta romano Virgílio, cuja tradução seria: A liberdade que tardia, todavia, apiedou-se de mim, na minha inércia. É o lema oficial do Estado brasileiro de Minas Gerais. O teu pseudônimo, Testis Temporum, também está em latim, e significa Testemunha dos Tempos.

Além já da qüestão lingüística, afirmas algo muito problemático.

Testis Temporum escribió:
si me ha atendido la atención la filosofía, fue por crecer alejado de Brasil, puesto que el verdadero valor que se le otorga a la filosofía allí es (casi) nulo.

Estás seguro? Na minha formação filosófica, além da triste monomania anglo-saxã atual em inglês e unicamente em inglês, sempre procurei favorecer a filosofia dos nossos países e territórios com línguas neo-latinas, entre elas o português. Hoje, a documentação, quer impressa em papel ou eletrônica, sobre a filosofia no Brasil... é imensa. E muito freqüentemente gratuita.
Vou pôr apenas uns poucos exemplos, com nome real, ao contrário do teu pseudônimo; é claro que não acredito nos pseudônimos. Nem na filosofia nem na vida. É melhor a lei da claridade.

Manuel da Nóbrega.
O Marquês de Pombal.
Eduardo Ferreira França.
Gonçalves de Magalhães.
Luís Pereira Barreto... com tudo o multifacetado positivismo brasileiro, que desde o Augusto Comte dá o seu lema à bandeira do Brasil: Ordem e progresso.
Ivan Monteiro de Barros Lins, também positivista.
Silvio Romero.
Raimundo Farias Bruto.
Luiz Felipe Pondé.
Mario Sergio Cortella.
Djamila Ribeiro.
Etcétera. Cito estes filósofos, aproximadamente, por ordem cronológica.

É a filosofia uma coisa de maiorias? Não, e reconheço que sou antidemocrata; não acredito na sabedoria do sudra, do home de casta baixa, embora que hoje os sudras têm uma enorme maioria numérica. No entanto, acredito no sistema índio de castas... bem entendido. A filosofia é uma coisa da imensa minoria. Dos brâmanes.
E podes perguntar: não existe uma casta acadêmica dos professores de filosofia nas universidades? Sim, por desgraça! Nem um filósofo é sempre um professor de filosofia, nem um professor de filosofia é sempre um filósofo.
Interessa-me quem quere chegar à sabedoria suprema, e assim à grande felicidade: o nirvana. Quer sudra, quer brâmane, quer pária, quer severo professor universitário. Nisto, na procura sincera da verdade espiritual, ficam abolidas as castas.

Cordialmente, de Alexandre Xavier Casanova Domingo, correo electrónico trigrupo @ yahoo . es (trigrupo arroba yahoo punto es). La imagen del avatar gráfico es una fotografía que me identifica realmente, no retocada, tomada en septiembre del año 2017.

NotaPublicado: 07 May 2020, 04:45 

Borrado (comentario duplicado).

Última edición por TestisTemporum el 08 May 2020, 22:03, editado 1 vez en total

NotaPublicado: 07 May 2020, 04:46 

Alexandre Xavier escribió:
O lema do teu avatar, Libertas, quae sera tamen, respexit inertem. está en latim; é um verso do poeta romano Virgílio, cuja tradução seria: A liberdade que tardia, todavia, apiedou-se de mim, na minha inércia. É o lema oficial do Estado brasileiro de Minas Gerais. O teu pseudônimo, Testis Temporum, também está em latim, e significa Testemunha dos Tempos.

Imagen

Prezado Alexandre Xavier, você está muito correto na interpretação, por isso, vou contar um pouco sobre a idéia da bandeira do Estado de Minas Gerais e a atualização da mesma, por mim, nascido com nome Javier Sotomayor, assim mesmo, sem mais nem menos, na Comarca Jardim Paulista, cidade de São Paulo, Brasil: A história da rebelião republicana pré-Brasil é um fator que não é ensinado nem aprendido na América Latina. Muito rica em história e uma relação muito íntima, e por causa do idioma português, a distância e a divisão, e entre voltas e reviravoltas, sem entrar na intimidade do ensino, renovo a bandeira do Estado de Minas Gerais, antigo centro da rebelião e da "LIBERTAS QUÆ SERA TAMEM", lema proposto por Alvarenga Peixoto durante a Conjuração Mineira, um dos conjuradores da Independência, e junto com o triângulo vermelho (que se diz ter sido verde no princípio, mas acho que com raízes intrometidas originárias de Portugal), cuja origem é estabelecida a partir de um verso presente nas "Bucólicas" (Éclogas) do poeta Virgílio, onde aparece a frase “Libertas quæ sera tamen respexit inertem". Mas vamos ver a verdade, deixando de lado a realidade de Minas Gerais e todos os detalhes excluídos de nossas escolas latino-americanas, a Conjuração Mineira foi uma revolta abortada pelas autoridades coloniais portuguesas no ano de 1789, semanas antes da Tomada da Bastilha durante a Revolução Francesa (sim, no mesmo ano, mas por acaso?). Resumindo e sem mentir, com base nas evidências divulgadas hoje, com poucos detalhes em espanhol e até em português do Brasil, Tiradentes foi o único executado, no sábado de lua nova, 21 de abril de 1792. Por outro lado, Portugal popularizou a Conjuração do Juramento de Independência como uma Inconfidência Mineira, com desdém. Segundo os registros históricos, o triângulo central da bandeira original simboliza a Santíssima Trindade, além de adicionar posteriormente a numerologia geométrica que coincide com a Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade e os 3 Poderes. A questão é a seguinte: o poeta Virgílio era um poeta romano, autor de "Eneida", "Bucólicas" (Éclogas) e "Geórgicas", e viveu entre os anos 70 e 19 antes de Cristo, e nasceu na qual hoje é chamada de "Cidade de Virgílio", mas no momento do seu nascimento, chamada de "Andes" (sim, como a Cordilheira dos Andes, mas por acaso?), hoje província italiana de Mântua ("Mantova" em italiano), região chamada Lombardia. E, encerrando os assuntos pendentes, a aspirina é derivada do salgueiro-branco, das substâncias provenientes de sua casca, nome científico da planta/árvore chamada "Salix alba", nome latino "salix" que aparentemente surgiu a partir das vozes ou da linguagem de origem celta: "sal", que significa "próximo" e "lix", que significa "água"... lembra de Asterix e Obelix?... e muita "sal" na Bíblia e magros "salários" que nos mantêm escravos e pobres e ordinários... "VITÆ FIDES PAX VERA": FÉ DE VIDA É PAZ VERDADEIRA.

Imagen

Vou pôr apenas uns poucos exemplos, com nome real, ao contrário do teu pseudônimo; é claro que não acredito nos pseudônimos. Nem na filosofia nem na vida. É melhor a lei da claridade.

Voy a explayarme en español, dado que me resulta más fácil dada la práctica que tengo en expresarme con este idioma. El nombre real no difiere del seudónimo, aunque es una particularidad de la cual me resulta fácil aceptar según mi faceta artística. A qué te referís (espero que puedas comprender el uso de "referís" y no "refieres", por mi costumbre de volcarme al argentinismo) con la "lei de la claridad"? El seudónimo puede incurrirse debido a la necesidad de anonimato, como también puede ampliar una falencia original del nombre certificado por nuestra progenitora y/o progenitor, además de otorgar un valor o sentido extra, porque es mejor otorgarse un seudónimo por voluntad propia antes que el mote sea otorgado como apodo por terceras personas. Citar mucho a nombres reales otorgando demasiada importancia a ellos, le quita la esencia a la persona en sí, puesto que muchas veces no son coincidentes con su significado desde el origen etimológico y eso se presta a confusión. Desde el aspecto artístico, por citar algún noble ejemplo, es más reconocido el arte de Xul Solar que por el de Oscar Agustín Alejandro Schulz Solari. No es necesario que los demás crean en el pesudónimo, primero es suficiente creerme en mí, yo creo de creer y crear. Por decir nomás.

Por otro lado, mi comentario se basa en que la filosofía en el Brasil actual tiene una importancia (casi) nula, casi todo el análisis gira entorno a lo político, no por eso se pueda decir que en Brasil se habla desde la esencia de la política tal cual se planteó en sus inicios, desde su nacimiento como teoría casi ciencia.

E podes perguntar: não existe uma casta acadêmica dos professores de filosofia nas universidades? Sim, por desgraça! Nem um filósofo é sempre um professor de filosofia, nem um professor de filosofia é sempre um filósofo.

En ese sentido en el cual tocás el tema, considero que la filosofía no es verdaderamente expansiva si no está enmarcada dentro de una práctica en la cual las relaciones de las ideas está en íntima relación con la naturaleza, y sí, me refiero a que la filosofía académica está alejada de la naturaleza y me refiero a la naturaleza como entidad viviente y circundante de la cual somos dependientes. Si la naturaleza no es la fuente de la inspiración, la filosofía cae en terreno discursivo muerto, como siempre trato de evitar, la filosofía de claustro como la de Immanuel Kant, no por eso le otorgo menos valor, todo lo contrario, reconocer esa filosofía desde el encierro me permite reconocer ese modelo de filosofar a puerta cerrada para encontrarme con otros ejemplos del filosofar desde el mismo núcleo de la naturaleza, ya incorporando el estudio y la curiosidad de la naturaleza en nuestra propia naturaleza, como el pensar y la profunidad de un Rodolfo Kusch. Pero hay mucha tela para cortar, aunque parto, en lo personal, desde: "Somos todos alumnos y maestros, aprender y enseñar es una constante simultaneidad".

Salud!

NotaPublicado: 09 May 2020, 04:16 

Rango personalizado: ...Aprendiz
TestisTemporum escribió:
espero relacionarme con temáticas afines

esperamos tus comentarios

Nuevo tema Responder al tema  [ 55 mensajes ]  Ir a página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Siguiente

Todos los horarios son UTC + 1 hora [ DST ]